Gincana dos talentos

A paz do Senhor! Esta gincana me chamou muita a atenção quando a vi no site www.ebdanimada.com.br. Então eu resolvi fazer com as crianças da igreja, mas fazendo uma adaptação para as reuniões semanais do departamento infantil. Tem sido uma bênção e nossa feirinha será na primeira semana de março, após nossa festa de 4 anos.
As crianças estão numa empolgação só, chegando pontualmente, levando a Bíblia e convidando outros coleguinhas. O número de crianças da reunião dobrou expressivamente. Cabe à comissão agora ser estratégica para mantermos esse número e aumentá-lo cada vez mais.
Em breve colocarei as fotos da feirinha, que com certeza será muito legal.

Gincana Dos Talentos
VOLTAR
Fonte: Luciana Alencar


<><>
<><>
Objetivo: Estimular a participação dos alunos flutuantes; aumentar o número de alunos da EBD; trabalhar questões problemáticas das classes (EX: mal comportamento, atrasos, etc)

Desenvolvimento:
Inicia-se a gincana contando a Parábola da Dracma Perdida. Ao final pergunta-se quem gostaria de ganhar moedas ou notas em cada aula EBD, após as respostas, explica-se que por cada critério avaliado o aluno que conseguir alcançar o objetivo receberá uma moeda que se chamará DRACMA (mostrar um modelo) e a cada 10 dracmas ele poderá trocar por uma nota que se chamará TALENTO (mostrar um modelo). Após um período (3 meses, por exemplo) haverá uma feira chamada Feira dos Talentos e cada aluno levará suas dracmas e seus talentos para comprar o que quiserem da feira.

Sugestões de Critérios para serem avaliados:
• Pontualidade (1 dracma);
• Participação (1 dracma);
• Comportamento (1 dracma);
• Bíblia (1 dracma);
• Oferta (1 dracma);
• Visitante (1 dracma);
• Novo aluno (10 dracmas)


OBSERVAÇÕES:

• Aquele que levar um novo aluno para a EBD receberá 10 dracmas, porém se perder o aluno perderá 15 dracmas;
• Os critérios avaliados poderão ser adaptados de acordo com a realidade de cada classe;
• No caso de desenvolver a gincana em mais de uma classe da EBD, ter o cuidado de colocar a mesma quantidade de critérios para todas as classes não importando se serão diferentes;
• Os alunos de turmas menores (até 5 anos, por exemplo) gostam muito de cofrinho, sendo assim, o ideal seria preparar um para cada criança (pode ser uma caixa de sapato encapada e com o nome do aluno);
• Os alunos de turmas maiores gostam muito de competir, nesse caso, o ideal seria preparar um cartaz bem bonito com o nome de cada um e em cada aula coloca-se o número de dracmas arrecadadas;
• Evite entregar aos alunos suas dracmas ou talentos para levarem para casa, pois poderão perdê-las ou esquecer de trazê-las no dia da feira.


Aula com a História da Dracma Perdida
Parábola da dracma (moeda) perdida
Versículo para decorar:
“O Senhor disse: Com amor eterno Eu te amei...” (Jeremias 31:3)

Objetivo:
Saber que somos importantes e preciosos para Deus.

  Dinâmica:
Com antecedência, esconder 10 moedas (ter cuidado com moedinhas e crianças pequenas, nesse caso o ideal seria confeccionar moedas de EVA) em volta da sala. Colocar algumas à vista e outras mais escondidas.
Inicie dizendo: Eu perdi 10 moedas e gostaria que vocês me ajudassem a procurá-las. Cada um que encontrar, por favor, mostrem para mim.
Vocês tiveram muito trabalho ao procurar minhas moedas. Vamos contá-las e ter certeza que encontramos todas elas. Se todas foram encontradas, continuar. Se algumas ainda estiverem perdidas, pedir que as crianças procurem até achá-las.
Após a contagem pergunte as crianças:
• Como você se sente quando acha uma moeda?
• O que você faz quando perde alguma coisa?
• O que faz quando encontra alguma coisa que perdeu?
• Como se sente quando não consegue encontrar o que perdeu?
Da mesma forma como moedas perdidas são importantes e preciosas para nós: Somos importantes e preciosos para Deus.


Estudo da Bíblia - Lucas 15:8-10 (ler a história com a crianças)

A história de hoje fala de uma mulher que perde UMA de suas 10 moedas. Ela procura por todo o lugar, até que a encontra. Ela fica tão feliz em ter achado sua moeda que conta para todos os seus amigos e pede para eles virem e celebrarem com ela.
Deus nos ama tanto que Ele está constantemente nos procurando e nos salvando, para que possamos celebrar e viver com Ele para sempre.
Essa parábola, assim como a da Ovelha Perdida, descreve a perda de alguma coisa. A ovelha perdida sabe que está perdida, deixou o pastor e o rebanho, e não pode salvar-se por si... A dracma perdida representa os que estão perdidos, mas não estão conscientes de sua condição. Nesta parábola, Cristo ensina que mesmo os que são inconscientes precisam ser procurados para serem reconduzidos a Deus."

Em seguida faça algumas perguntas, como: O que a mulher perdeu? O que ela fez para encontrar o que perdera? Após as respostas dos alunos enfatize: Nós somos como a moeda. E Deus é como a mulher. As pessoas que não conhecem a Deus estão perdidas para Ele. Mas Deus nos ama tanto que continua procurando por aqueles que estão perdidos. Ele deseja que essas pessoas Lhe pertençam e vivam com Ele no Céu. Por isso, Ele não pára de procurar essas pessoas que estão perdidas.
A história que Jesus contou sobre a moeda perdida realmente nos fala que cada pessoa é importante e preciosa para Deus. As moedas representam pessoas, como vocês e eu.
Teatro
Vocês vão representar a mulher em nossa história de hoje. À medida que eu for contando a história, vocês farão a encenação.
Uma mulher possuía dez moedas de prata. Elas eram muito preciosas para ela, por isso cuidava bem delas. Certo dia, ela percebeu que uma delas estava faltando. Para ter certeza disso, ela verificou de novo. Ela as contou. E verificou que havia apenas nove! Quando a mulher percebeu que sua moeda estava perdida em algum lugar da sua casa, primeiro ela acendeu a luz para clarear o ambiente e depois começou a procurar muito cuidadosamente em cada cantinho da casa. E então, depois de muito procurar e não achar, ela pegou uma vassoura e varreu cuidadosamente a casa inteira, procurando atentamente por sua moeda. Primeiro varreu uma parte da casa, depois a outra, sempre com muita atenção, ela varria muito bem o piso enquanto procurava por sua moeda. De repente ela viu alguma coisa brilhando no chão e se abaixou para olhar. E ali estava sua moeda! Ela ficou tão feliz que correu para contar a suas amigas e vizinhas dizendo: Encontrei minha moeda perdida. Venham comemorar comigo.




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas