Acampadentro 2011

Graça e paz de Cristo a todos!
Há quatro anos o Ministério Infantil Crescendo na Verdade da Igreja Congregacional Campos/RJ vem realizando acampamentos no período de férias escolares. Nesses quatro anos já realizamos cinco desses eventos e neste ano de 2012 será o 6º. Costumamos fazê-los nas férias escolares de julho, mas em 2009 também realizamos um nas férias de janeiro. Tem sido uma experiência muito intensa pois costumamos nos reunir na sexta pela manhã e só voltamos pra casa na segunda. Dormimos juntos, tomamos café da manhã, almoçamos e jantamos por quase 4 dias. São momentos de comunhão com Deus, comunhão com os colegas e lazer.
Mas diferente dos anos passados, em 2011 nós realizamos nosso 1º Acampadentro. Utilizamos as dependências da nossa igreja o que gerou menos gastos.
O tema que abordamos foi a Volta de Jesus e o nosso versículo de referência: "Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida". Ap 2.10 Tivemos várias atividades, momentos de culto, filme, brincadeiras, oficinas e muito mais. Deixo aqui algumas sugestões:

Caça tesouro: Nessa atividade as crianças foram divididas em duas equipes cada uma liderada por uma criança. O organizador pega os envelopes coloridos com a pista número 1 de cada equipe. Esta pista levará cada equipe ao seu envelope 2. Cada pista leva ao próximo envelope, até que o último leva ao tesouro. Como foram feitas estas pistas? Nossa igreja tem rampa de acesso ao templo, escada, bebedouro, etc... As pistas eram versículos que levavam a essas dependências. Ex.: Pista 1 - E Jesus disse: "Quem beber da água que eu der jamais tornará a ter sede". Esta pista levava as crianças ao bebedouro. Outro exemplo de pista que usamos foi o versículo que fala da visão que Jacó teve da escada onde descia e subia anjos. Esta pista levava para a escada (ou rampa). Foi muito divertido! Quando as equipes acharam cada um o seu baú do tesouro, dentro havia uma coroa escrito o versículo tema da festa e várias sacolinhas de doce. Lembrando que as duas equipes ganharam os prêmios.

Corrida de Jesus: O organizador prepara um lugar para ser a largada e um alvo escrito JESUS. Todos sabem que a atividade se trata de uma corrida, mas o que eles não sabem é que todos já são vencedores mesmo aquele que chegar por último. O organizador fala com as crianças: Quem quer Jesus? É impressionante como elas já saem correndo para pôr a mão no nome Jesus e voltar pro ponto de onde partiram. É claro que um vai chegar primeiro e tem o que chega por último. Sem dúvida o que chegar primeiro vai se sentir o vencedor. Mas é aí que está a beleza desta brincadeira. O organizador vai explicar que ele não obrigou ninguém a ir até Jesus, eles foram por vontade própria e mesmo que você chegue por último, todo aquele que busca o Senhor Jesus e o encontra é vencedor. Essa brincadeira simples lembra muito a parábola de Jesus sobre os trabalhadores e as jornadas de trabalho. No final, o organizador pode dar a todas as crianças uma medalha.

Oficinas: Confecção de instrumentos musicais para meninos - as crianças são orientadas na confecção de instrumentos de percussão feitos com materiais recicláveis como garrafas pets, latas de tinta e outros. Isso serve de estímulo musical, pois eles podem ser os músicos dos cultos.
Preparo de biscoitos - as meninas orientadas por um adulto, preparam biscoitinhos de nata ou outro simples para o lanche da criançada. Lembrando de usar sempre luvinha, cabelo preso e somente um adulto pode levá-los ao forno quando preciso.
Confira as fotos abaixo.

Culto

 Alguns pequeninos colorindo
Oficina de biscoitos
Oficina de instrumentos musicais
Olha as meninas fazendo biscoitos
Olha as tias dos fantoches!
As crianças estão bem atentas!
Tá na hora do rango kkkk
Vamos comer pra ficar fortinho
Ouvindo as orientações da tia Rita para dar largada na corrida
Preparar, apontar...

Elas olham curiosas a medalha que ganharam
Tia Rita e tio Jefferson junto com todos os vencedores da corrida

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas